Um caminho a ser trilhado no amor e na entrega total que Jesus realiza pela humanidade. No domingo de ramos, aclamamos o Senhor “Hosana nas alturas! ”. O caminho do calvário mostra que Jesus tem uma atitude, Ele é fiel do princípio ao fim no projeto de Deus para a humanidade.
Na última ceia, Jesus lava os pés dos seus amigos e nos dá a mais bonita lição de amor aos seus irmãos. A água como um bem natural tão preciosa, nos limpa o corpo e também o coração. Jesus cuida de todos, porque ama incondicionalmente.
Como nos diz São Francisco de Assis, onde a trevas, que eu leve a luz! Jesus nos ensina sempre a ser luz, testemunhar e acolher na pessoa do irmão todos aqueles que carregam suas cruzes, suportar até o fim, pois estaremos sempre nos braços do Pai, que nunca nos deixará só.
Quando realizamos a caminhada de Jesus na via-sacra, experimentamos a entrega total de Jesus por um projeto que mudaria o olhar da humanidade, principalmente o pobre, excluído, marginalizado e sofredor.
Hoje somos convidados a ser solidários como o Mestre foi, mesmo diante das injustiças, somos consolados com sua cruz. Em sua paixão e morte, o Mestre é nossa esperança para todos (as) que são esquecidos pelas autoridades, cada um de nós deve seguir seu exemplo.
Por tanto celebrar a Páscoa é dizer que a vida venceu a morte, Jesus é a nossa grande luz, Ele cumpriu tudo que o Pai lhe pediu, foi fiel até o fim. “É preciso que o Filho do Homem seja entregue nas mãos dos pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.” (Lc 24, 5b-7)
Pastoral Escolar Vicentina