Colégio On-line

Biblioteca Lila Lubisco

REGULAMENTO BIBLIOTECA LILA LUBISCO

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

• O presente regulamento estabelece normas de uso e funcionamento da
  • Biblioteca Lila Lubisco do Colégio Vicentino Santa Cecília.

FINALIDADE

• A Biblioteca Lila Lubisco do Colégio Vicentino Santa Cecília é um setor de apoio para as atividades de ensino e pesquisa, e tem por objetivo colocar à disposição de seu usuário, recursos informacionais modernos e compatíveis com as atividades discentes. A Biblioteca do Colégio se destina aos alunos regularmente matriculados, aos pais, aos professores e aos funcionários.

ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA

• A biblioteca é de livre acesso e todos os interessados poderão consultar o seu acervo.
  • Não é permitido no ambiente da biblioteca: beber, comer, falar em tom de voz que atrapalhe os demais e utilizar aparelhos sonoros que atrapalhem o estudo ou leitura dos outros usuários.
  • É permitido que os alunos do turno da manhã façam trabalhos e/ou estudem na biblioteca no turno da tarde, mediante autorização retirada no setor de Disciplina SERVIÇOS
  • A Biblioteca oferece os seguintes serviços:
    • Espaço para leitura e trabalhos em equipes;
    • Acesso à computadores e Internet;
    • Visita orientada à biblioteca;
    • Orientação em pesquisas escolares;
    • Empréstimo domiciliar de livros;

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

• Nos dias letivos os horários de atendimento são os seguintes:
  • Horários

EMPRÉSTIMO E RENOVAÇÃO

• O empréstimo é privativo aos alunos, pais, professores e funcionários. O empréstimo é pessoal e intransferível.
  • Para usufruir do serviço de empréstimo a domicílio, o usuário deve cadastrar-se na biblioteca, apenas informando seu nome completo, e-mail e telefone.
  • Para efetuar o empréstimo o usuário deverá apresentar o documento de
  • identificação do colégio (carteirinha).

• Em caso de atraso do livro, será enviado um bilhete de aviso solicitando a devolução do mesmo.
  • Estando em débito com a biblioteca não poderá retirar outros livros.
  • Alunos da Ed. Infantil até o 5º ano só poderão retirar livros e fazer a devolução no dia estabelecido com os professores.
  • O empréstimo não será realizado quando o usuário possuir pendências, tais como: materiais em atraso; multa pendente e material não devolvido por motivo de extravio.
  • Os empréstimos de materiais serão destinados a alunos, professores e funcionários da seguinte maneira:
  • Tipo de Usuário

Materiais

Quantidade (max.)

Prazo

Renovações

Alunos (Ed. Infantil ao 5º ano)

1

3

Alunos (6º ao 3º do Ensino Médio)

Pais

Funcionários

Livros, DVDs, CD-Rom

10

15 dias

3

• São destinadas apenas para consulta local as seguintes obras: enciclopédias, dicionários e catálogos.
  • Os materiais consultados devem ser deixados sobre as mesas e nunca devolvido às estantes, para permitir melhor controle e organização.
  • Não é permitido riscar, dobrar, recortar ou retirar qualquer identificação posta pelos serviços da biblioteca (carimbos, etiquetas) nos documentos.
  • A renovação do material emprestado pode ser feita presencialmente, no balcão da biblioteca ou através do site do colégio.
  • Os livros só poderão ser renovados se não tiverem em atraso, caso a obra esteja com reservas também não será possível fazer a renovação.

DEVOLUÇÕES

• Os livros devem ser entregues no balcão de atendimento.
  • A devolução deve ser efetuada até a data de vencimento, na qual é anotada na ficha fixada na contracapa do livro.

RESERVA DE MATERIAIS

• No caso de reserva, os livros serão mantidos à disposição do solicitante no prazo de 24 horas, a partir de sua chegada à biblioteca.
  • Quando houver diversas reservas para o mesmo livro, elas serão atendidas por ordem cronológica da data e hora do pedido.

PENALIDADES

• Caso o usuário não devolva o material emprestado no prazo determinado, este ficará suspenso do serviço de empréstimo da biblioteca e será cobrado multa de R$ 1,00 por dia de cada material retirado em atraso.
  • O usuário que estiver suspenso de empréstimos poderá utilizar os outros recursos da biblioteca, como: consulta local de materiais do acervo, internet, entre outros.
  • A multa será aplicada aos alunos de 4º ao 9º ano, alunos do ensino médio, pais, professores e funcionários.
  • Não será cobrada multa dos alunos da educação infantil ao 3º ano dos anos
  • iniciais.

• Em caso de extravio ou danos no material emprestado, o usuário deve indenizar a biblioteca repondo o mesmo material extraviado.
  • No caso do material a ser substituído não ser encontrado com as mesmas características, será indicado outro título similar para repor.

USO DOS COMPUTADORES

• Os computadores são disponibilizados para realização de pesquisas, além de caráter educacional e/ou sociocultural e trabalhos escolares.
  • Ao iniciar qualquer trabalho no computador, o usuário deverá verificar se o computador encontra-se em boas condições de uso. Caso contrário, deverá informar imediatamente a Bibliotecária.
  • É permitido o uso de sons somente com fone de ouvido;
  • Não são permitidos o acesso a jogos e as redes sociais;
  • Não é permitida a alteração das configurações dos equipamentos, instalar softwares ou jogos nos computadores;
  • O usuário é responsável pela utilização correta dos computadores, evitando danos por mau uso.

DISPOSIÇÕES FINAIS

• Casos de indisciplina serão encaminhados ao setor de Disciplina do colégio, a qual decidirá sobre a estratégia mais adequada para tratar o problema.
  • Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação e Direção.