Novo Ensino Médio

Construir trilhas é aprender dos caminhos já percorridos e ousar ampliar horizontes e percursos, tendo diante dos olhos a possibilidade de compartilhar aprendizagens significativas e transformadoras. Construir trilhas é assumir-se como sujeito aprendente em todos os momentos da vida, e fazer da escola um centro de irradiação desse aprender.

A Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu novas referências para o Ensino Médio, propõe mudanças para este segmento como a ampliação da carga horária, uma nova organização curricular orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com maior flexibilidade, disposta entre Formação Geral Básica (FGB) e os chamados Itinerários Formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança visa garantir a oferta de educação de qualidade às juventudes brasileiras, em atenção às múltiplas situações que envolvem a realidade juvenil hoje; quer contribuir para os projetos de vida dos/as jovens, ajudando-os/as em suas escolhas e desenvolvimento integral.

TRILHAS PARA O FUTURO! Esta é expressão que, como Educação Vicentina, representa nosso engajamento nesse movimento de mudança, buscando qualificar nossa presença e ação junto aos/às estudantes do Ensino Médio de nossas Instituições Educativas. Isso envolve processos de escuta locais com estudantes, professores/as e equipes, articulações de espaços de reflexão como Rede, e o acompanhamento permanente dos referenciais legais.

Estamos trilhando novas possibilidades de aprender, e queremos construí-las juntos/as!

NOVO ENSINO MÉDIO 2022