Semana Pedagógica

Fale Conosco

1º Dia da Semana Pedagógica 2017

“Servir não é senão, pôr em ação o amor.”

Irmã Suzane Guillemin

 

           No dia 7 de fevereiro, a Equipe Educativa iniciou as atividades do ano letivo com alegria através da formação proporcionada pelo Colégio Vicentino Santa Cecília.

            O momento de espiritualidade proporcionado pela Pastoral Escolar levou a refletir sobre o Projeto “Amor-AÇÃO” proposto como compromisso para este ano. Cada Educador Vicentino é convidado a colocar o amor em ação. O amor  leva a  enxergar aquilo que aos olhos humanos não teriam significado, se não estivesse com o coração transbordando de amor. A missão do educador convida a colocar uma pitada de amor em tudo que realizar, pois o amor tem a função de tudo transformar. O amor não faz barulho, é invisível, não pode ser tocado, mas pode ser percebível nitidamente quando ele está presente.

            Irmã Raquel Collet – FC, assessorou a primeira manhã de formação através de um bate-papo sobre o Carisma Vicentino, pois neste ano, a Família Vicentina está celebrando 400 anos do carisma que impulsiona e fundamenta a missão educativa. No primeiro momento, o equipe foi convidada a fazer uma viagem na própria história pessoal de vida, lembrando as datas e significados marcantes de sua trajetória. A partir desta caminhada interior, surge o itinerário da própria história do carisma vicentino, o qual a missão desta escola pertence. A assessora permitiu através da história de São Vicente de Paulo em seus fatos marcantes, apreciar e contemplar o carisma para irradiá-lo no dia-a-dia.

            Gustavo Balbinot, trabalhou de forma motivadora o tema “A liderança do professor em sala de aula”. O educador é um líder a partir do momento que é uma presença amorosa e significativa na sua relação de ensino e aprendizagem com o aluno. O primeiro passo é reconhecer-se como ser sagrado e ter a capacidade de amar e se deixar amar. A receita de educar é amar!

             No segundo dia de formação, a equipe refletiu o tema “Inclusão” Mestre Marilene Silva. A Inclusão requer que as práticas educacionais sejam concretizadas com um olhar atencioso sobre as diferentes necessidades dos estudantes com necessidades educacionais especiais.  O educador é um mediador de aprendizagens e constantemente avalia sua própria prática educacional, a fim de traçar caminhos diferentes conforme as necessidades.

             Irmã Lucia Pereira, Diretora, refletiu sobre a mística do amor e do cuidado com a equipe. É importante zelar e cuidar da própria vida através dos pequenos gestos de gratidão, alegria, entusiasmo, comprometimento e responsabilidade para assim revelá-los nas ações do dia-a-dia em sala de aula.

             Como impulso motivador para o ano letivo de 2017, Mestre Pe. Rogério Ferraz orientou a terceira manhã de  formação através de um retiro, momento de revisão de vida, oração e comprometimento. É feliz quem cuida de sua vida interior, porque assim se torna livre para amar sem medidas aquilo que é e faz.  É preciso cuidar da vida, zelar pela felicidade e revelá-la a cada dia, na certeza de que é Deus quem conduz o "barco" da vida. O barco significa a vida de cada pessoa, e isso implica em questionar-se constantemente sobre os valores vicentinos que são carregados nele. 

              O encerramento aconteceu na celebração eucarística, onde cada participante foi convidado a viver o compromisso do amor em sua vida e em seu trabalho neste ano.

Voltar