São Francisco de Assis

Fale Conosco

São Francisco de Assis:

Irmão da natureza e poeta da vida

          São Francisco de Assis é cada vez mais atual e querido. Sua figura humana, de apenas 1,58 m de altura, se ergue como um gigante de luz e de simplicidade diante de um mundo dominado pelas angústias e pelas guerras.

          Em 1182 nascia, em Assis-Itália, o fundador de muitas congregações. Num mundo que faz e desfaz ídolos, da noite para o dia, é surpreendente a atualidade de Francisco, o pobre de Assis.

          Ele era filho de Pedro de Bernardone, um dos homens mais ricos da cidade. Quando jovem Francisco soube tirar proveito de tudo. Substituía o pai em seus negócios (comércio de tecidos) e esbanjava dinheiro em festa, onde era sempre o centro das atenções. Alimentava a ideias de ser nobre e poderoso, sonhava em ir à guerra e voltar carregado pelo povo. Convocado aos 20 anos, para defender Assis contra Perugia, cai prisioneiro dos inimigos e faz a experiência da derrota. Na prisão adoece e quase morre.

          No entanto, nessa experiência da dor e da prisão, começa a compreender a situação dos semelhantes. O Senhor o prepara para uma mudança radical. Pobres e até leprosos se tornaram seus amigos.

          Francisco abandona a riqueza e os prazeres. Enfrenta a crítica impiedosa dos amigos que o consideram um louco. Aos 25 anos, coberto apenas por um saco furado e rasgado, retira-se da cidade e apaixona-se pela “Senhora Pobreza”, da qual nunca mais se separará. A ele se juntam outros amigos aos quais diz: “Sem ter ouro ou prata, ide e pregai o Evangelho. Sem ter mochila de viagem, nem duas túnicas, sem sapatos e sem bastão...” Francisco sai gritando pelas ruas, enquanto joga fora os sapatos e veste a túnica vermelha dos camponeses.

          Francisco foi o santo da fraternidade. Ele amou a todos. Amou a cada pessoa concreta que encontrava. Mas Francisco foi, acima de tudo, o Santo do Evangelho. A palavra de Deus foi para ele a norma única e suprema da vida. Desde sua conversão, o pobre de Assis assumiu o compromisso de viver o Evangelho intensamente, sem restrições.                               Educando para a vida.

Voltar