Os alunos da turma 52 tiveram uma aula híbrida no modelo de sala de aula invertida. A professora da turma, Aline Garcia, lançou para a turma três temáticas envolvidas ao conteúdo de ciências: Efeito Estufa, Aquecimento Global e Camada de Ozônio. Dividiu a turma em grupos e sorteou os temas.
Foram necessárias três aulas no espaço da informática para pesquisa, coleta de informações e organização dos slides em Power Point. Este modelo de aprendizagem propõe, também, que o aluno estude em casa, pois neste ambiente eles contam com recursos como vídeos, textos, áudio, games, entre outros. Assim se apropriam das informações para trazer à sala de aula suas dúvidas. Com isso foi disponibilizado dois períodos de ciências, em aula, para esclarecimento do assunto e organização do material de pesquisa com a mediação da professora.
O modelo de sala de aula invertida coloca o estudante como protagonista da construção de seu conhecimento, cabe ao professor filtrar as informações e esclarecer as dúvidas que possam vir a surgir no estudo do conteúdo. “A metodologia tradicional deixa o aluno num papel passivo, simplesmente ouvindo as explicações do professor. Ao inverter esse modelo e fazer com que o aluno assista às aulas fora do ambiente da escola ou universidade, há um aumento na presença e participação em sala de aula”, explica a educadora Andrea Ramal, diretora do GEN | Educação.
Para finalizar esse estudo os alunos se tornaram os professores, apresentaram todo o conhecimento que adquiriram aos colegas e professora em uma apresentação em slides explicando e criando atividades para repassar aos outros. Foi uma experiência muito rica e repleta de entusiasmo. Assim nossos educandos se sentem mais motivados e as aulas se tornam muito mais atrativas.