“Eis aqui a serva do Senhor,
faça-se em mim segundo a tua palavra.”
(Palavras de Maria ao anjo Gabriel)
Louvamos ao Senhor pela grandeza deste dia, onde Maria recebe a notícia divina: é a escolhida para ser a Mãe de Jesus. Deus propõe sua salvação à humanidade, e o Sim de Maria permite que o Pai realize plenamente esta aliança de amor. O mistério da encarnação de Jesus em Maria significa que ela acolheu a salvação como um dom. Seu coração humilde e sereno ofereceu morada à Aliança que o Pai fez conosco.
Assim como Maria, hoje todas as Irmãs Vicentinas do mundo todo, renovam o seu Sim através dos Votos de Castidade, Pobreza, Obediência e Serviço dos Pobres com o desejo profundo de viver na fidelidade as promessas do batismo e ao convite de Deus para doar-se inteiramente e em comunidade para o serviço de Jesus Cristo na pessoa dos Pobres.
Irmã Kathleen Appler, Superiora Geral das Filhas da Caridade, escreve:
“Guiadas pelo Espírito Santo, somos chamadas a entrar num mundo misterioso, mas pleno de graças, de amor e de obediência ao Pai. Os Votos nos oferecem a ocasião única de harmonizar nossa vida com a Trindade, tendo Cristo na intimidade de nosso coração e partilhando-O com os pobres que temos o privilégio de servir.”
Renovar os votos é uma busca de conversão profunda, vivência profética, ato livremente feito e inspirado pelo amor, um confiar-se plenamente em Deus para viver a verdadeira alegria do chamado recebido.
Maria, Única Mãe da Companhia das Filhas da Caridade, interceda junto a Deus pelas Irmãs do Colégio vicentino Santa Cecília e Colégio Vicentino Santa Luzia que hoje renovaram seu Sim! Parabéns!