Rede Vicentina de Educação promove ciclo de formação sobre Ensino Remoto
Aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho de 2020 o Ciclo de Formação Continuada para Educadores/as Vicentinos/as, que teve como foco as práticas educacionais no contexto do ensino remoto. Desenvolvido em formato de webinário em parceria com o grupo Moonshot Education, o evento reuniu Instituições Educativas das seis Províncias do Brasil, tendo um alcance de mais mil e duzentos educadores/as inscritos/as.
Articulada pela Equipe Ampliada de Currículo da Província de Curitiba e Comissão de Educação, em sintonia com o Conselho Provincial, a formação considerou os desafios e oportunidades da educação no formato Remoto Emergencial adotado na atualidade em decorrência da pandemia. Neste cenário, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as Metodologias Ativas figuram como recursos indispensáveis para a continuidade e o aprimoramento das aprendizagens, salvaguardando as intencionalidades pedagógicas das ações. Da mesma forma, as reflexões prospectam possibilidades de integração e ampliação do uso das plataformas e ferramentas digitais na retomada das atividades presenciais.
O webinário compreendeu três momentos transmitidos ao vivo pelo canal da Rede Vicentina no Youtube, no período das 17h15 às 18h30. Eles agregaram as informações e conceitos em torno das práticas do ensino remoto, metodologias ativas e neurociência, bem como oportunizou a interação com ferramentas para explorar o ambiente virtual de aprendizagem.
Com o acompanhamento da Equipe Ampliada, as formações foram conduzidas pelos professores José Motta, Paulo Tomazinho e Marlon Brunetta. Todo conteúdo pode ser acessando na íntegra no ambiente virtual.
Pela importância da proposta e pela dimensão do engajamento que gerou, como Educação Vicentina tem-se muito a agradecer e celebrar, buscando dar continuidade aos vínculos criados e ao compartilhamento de saberes e experiências.
Equipe Ampliada de Currículo
1º Dia – Uma trilha possível para o Ensino Remoto
2° dia - Um ambiente virtual para a aprendizagem na sala de aula invertida
3º dia - Ensino, aprendizagem e os insights da Neurociência aplicada à Educação