Projeto Compromisso Moral e Lições de Solidariedade

Fale Conosco

Aconteceu no dia 23 de setembro de 2016 um painel sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial através da presença de três sobreviventes da mesma. As turmas 91, 92 e 301 participaram com grande atenção e questionamentos. 

As discussões acerca das práticas abusivas do holocausto e dos horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial em campos de concentração nazistas ainda permeiam o imaginário das civilizações ocidentais transmitidos em meros relatos de livros de história, filmes hollywoodianos e best sellers da literatura infanto-juvenil. Como educadores precisamos ir além do aprendizado institucional e valorizar o conhecimento que é adquirido ao lidar diretamente com personagens que vivenciaram os eventos e que, através de seus relatos emocionados e vivos em detalhes, contam a história como realmente ela aconteceu.

As Lojas da B’nai B’rith do Rio Grande do Sul junto com o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall desenvolvem o Projeto Compromisso Moral e lições de solidariedade, desde 2008. Criada em Nova York, Estados Unidos (1843), atuando em mais de 50 países, é uma organização não governamental internacional que trabalha em prol dos direitos humanos, do respeito à diversidade étnica, cultural religiosa e social. Foi trazida ao Brasil em 1930. Hoje três lojas estão muito ativas. No empenho contra a discriminação, tem contribuído para a criação e o aperfeiçoamento de leis para combater o racismo, promovendo uma cultura de paz e apoiando políticas públicas que tornam a sociedade mais humana. Os pilares da B’nai B’rith são Beneficência, Fraternidade e harmonia.

O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall foi criado em Porto Alegre em 1985. Tem como principais objetivos estimular o reconhecimento da identidade e o desenvolvimento de formas de expressão cultural da comunidade judaica brasileira e difundir a contribuição judaica para a cultura. Visa ainda estimular a realização de estudos e pesquisas sobre a comunidade judaica do Rio Grande do Sul e do Brasil, no que se refere às suas singularidades sociológicas e culturais, promovendo a preservação e a divulgação deste material documental. A Instituição, na década de 1980, de forma pioneira no país, acolheu cerca de 600 entrevistas de imigrantes judeus e seus descendentes, passando a colecionar uma vasta documentação e a realizar pesquisas com este material. Seu acervo tem sido sistematicamente consultado por pesquisadores nacionais e estrangeiros e constitui um importante arquivo de memória da imigração judaica no país.

O Projeto Compromisso Moral e Lições de Solidariedade é um painel, tendo como moderadora a professora Ieda Gutfreind, e com a participação de quatro oradores, todos sobreviventes da 2ª Guerra Mundial, sendo três deles judeus: Bernard Kats, judeu holandês escondido por famílias holandesas; Curtis Stanton, judeu alemão, foi ofendido na sua escola por ser judeu e esteve no campo de concentração de Aushwitz. Johannes Melis, católico, holandês de nascimento, cujos pais abrigaram, escondidas em sua casa, duas famílias judias.

Professora Lisiane de Medeiros - História/Geografia

Professora Gislaine Zeca – Língua Portuguesa/Redação

Voltar