MISERICORDIOSOS COMO O PAI

Fale Conosco

            O Papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia). “Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz é condição da nossa salvação.

             Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida.

             Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”. Alegremo-nos: a Misericórdia de Deus não tem limite algum à misericórdia divina oferecida a todos! 

             As obras de misericórdia são as ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais. Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espirituais, como perdoar e suportar com paciência.

             As obras de misericórdia corporais consistem nomeadamente em dar de comer a quem tem fome, albergar quem não tem teto, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, sepultar os mortos. Entre estes gestos, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna e também uma prática de justiça que agrada a Deus. Catecismo da Igreja Católica, 2447.

 

Sete corporais e sete espirituais.

Obras de misericórdia corporais:

1) Dar de comer a que tem fome;

2) Dar de beber a quem tem sede;

3) Dar pousada aos peregrinos;

4) Vestir os nus;

5) Visitar os enfermos;

6) Visitar os presos;

7) Enterrar os mortos;

 

 

Obras de misericórdia espirituais:

1)Ensinar os ignorantes

2) Dar bom conselho

3) Corrigir os que erram

4) Perdoar as injúrias

5) Consolar os tristes

6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo

7) Rezar a Deus por vivos e defuntos

             

   Que sejamos misericordiosos como nosso irmão pois Deus sempre nos convida a essa ação de praticar o bem e amar o próximo, em quanto Vicentinos somos sempre movidos pela caridade, generosidade e compaixão.

Francisco Limas/ Ir. Mônica Aparecida.

Voltar