Desde o mês de abril a escola oferece momentos de Hora do Conto na Biblioteca para os alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. As histórias são contadas de diferentes formas e com variados recursos pela “professora do conto” (assim as crianças me chamam).
Proporcionar às crianças o contato com a literatura por meio da hora do conto possibilita que elas construam diferentes significados para a narrativa, o que, por sua vez, promove a reflexão em torno da história abordada.
A hora do conto para as crianças é um momento em que, ao ouvirem as histórias, começam a desenvolver valores humanos com diferentes conceitos de leitura passando a observar as imagens, os gestos e as situações das narrações, permitindo assim, o seu pré-julgamento no momento de realizar suas criticas de leitura. Com isso, a biblioteca escolar tem um papel importante na escola, que é incentivar a leitura e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de prazer e de alegrias.
Portanto, a hora do conto nada mais é do que uma atividade da biblioteca escolar que possibilita a interação da criança com a leitura deixando com que eles, por meio da contação de histórias passem a explorar cada vez mais a sua imaginação e curiosidade, tornando-os grandes leitores.
Algumas histórias já contadas para as crianças, de acordo com a faixa etária em que se encontram:
- O dia em que as estrelas entraram em greve
- O livro da mamãe
- A casa na praia
- Castelos e fantasmas
- A pirilampeia e os dois meninos de Tatipurum
- O segredo do armário
- Ler é uma gostosura!
- Chapeuzinho Amarelo
- O rato do campo e o rato da cidade
- História que ficou na memória
- Amanhã é domingo, pede cachimbo
Professora Lisiane Comerlato de Avila