Festa de São Vicente de Paulo

Fale Conosco

"Dai-me uma pessoa de oração e ela será capaz de tudo."
São Vicente de Paulo

 

No dia 27 de setembro, o Colégio Vicentino Santa Cecília celebra com alegria a festa de São Vicente de Paulo, Fundador das Filhas da Caridade. São 400 anos de Carisma Vicentino à serviço da vida e da educação vicentina.

 Padre Vicente de Paulo soube usar as forças dos braços e sobretudo as forças do coração para servir aqueles que mais precisavam de sua caridade, ajuda e generosidade. Dedicou-se inteiramente à evangelização e serviço dos pobres, porque reconhecia a presença de Jesus Cristo neles.

Linda e edificante é a história de São Vicente de Paulo...

 

Vicente nasceu em 1581, em Pouy, sul da França, numa família de camponeses. Na infância foi pastor de ovelhas e porcos.

A pedido do pai foi estudar na cidade de Dax... Aos 19 anos é ordenado sacerdote, sonhando chegar a ocupar uma posição social vantajosa. Mas os planos de Deus não eram os de Vicente.

Alguns anos mais tarde é capelão da rainha Margarida.

Aos poucos Vicente começa a descobrir o caminho dos pobres e esquece de seus planos de ser rico e importante. Inicia o caminho da conversão.

Após doze anos de padre, pela primeira vez entra em contato com a pastoral, como pároco. Uma vez compreendendo os planos de Deus e em resposta às necessidades dos pobres de seu tempo, Vicente empreende várias fundações:

  • Confrarias da Caridade - 08 de dezembro de 1617
  • Congregação da Missão - 25 de janeiro de 1625
  • Filhas da Caridade - 29 de novembro de 1633
  • Formação do clero, Seminários...

O padre Vicente de Paulo faleceu em 27 de setembro de 1660 com fama de santidade.

Foi canonizado em 1737 e declarado, pelo Papa, como patrono de todas as Obras de Caridade, em 1883.

 

Ó glorioso São Vicente, patrono de toda caridade, pai daqueles que estão na miséria e que, enquanto na Terra, jamais deixou de amparar a todos que a Vós recorreram, considerai os males que estão nos oprimindo e vinde em nosso socorro. Obtende junto do Senhor ajuda para os pobres, alívio para os enfermos, consolo para os aflitos, proteção para os abandonados, espírito de generosidade para os ricos, a graça da conversão para os pecadores, entusiasmo para os padres, paz para a Igreja, tranqüilidade e ordem para as nações e salvação para todos. Permiti-nos comprovar os efeitos da vossa misericórdia intercessão e assim sermos ajudados nas misérias da vida. Possamos nós estar unidos com o Senhor no paraíso, onde não existe mais dor, choro ou tristeza, mas alegria, contentamento e duradoura felicidade.
Amém.

 

 "Amemos a Deus, meus irmãos, amemos a Deus, mas que isto seja a custa dos nossos braços, que isto seja com o suor dos nossos rostos".

"A perfeição não consiste na multiplicidade das coisas feitas, mas no fato de serem bem feitas".

"Depois do soberano amor de Deus, a segunda coisa que Deus lhes pede é que se estimem mutuamente como irmãs que Ele uniu com laços de seu amor".


 

Fonte: http://www.filhasdacaridade.com.br/institucional/sao-vicente-de-paulo/5

Voltar