Projeto Interdisciplinar
“Fazer o bem! Fazer bem”.
Justificativa:
Entendemos que fazer o bem, é uma tarefa comum a ser assumida por todos/as a partir da missão que cada um/a realiza, compromisso que necessita ser assumido com responsabilidade, empenho, amor e dedicação.
Sonhamos com uma escola em pastoral, que contemple o amor ao próximo, o dialogo, fraternidade, compaixão, misericórdia. Com ações, campanhas e projetos construídos a partir desse olhar ao próximo. Neste contexto, se fazem necessário práticas não só de arrecadações, mas também de ações que promovam o bem comum para nossos irmãos/as.
Por isso se faz necessário dar continuidade as práticas que possibilitem vivenciar e compreender no nosso dia-a-dia, a dinâmica da solidariedade, bem como, o próprio significado do valor da PARTILHA, para a vida humana, e consequentemente o valor da amizade, do amor, do saber compartilhar e de convivermos uns com os outros, buscando-se dessa forma, participar da construção de um mundo melhor para todos.
Objetivo Geral:
Promover uma educação fundamentada na fé cristã, expressa nos valores vicentinos, auxiliando os educandos a desenvolverem suas potencialidades e tornarem-se agentes de transformação da sociedade. Que nossa escola seja irradiada do carisma e que nossa missão deixe frutos para o bem da humanidade.
“A caridade está acima de todas as regras e é preciso, pois, que toda a ela se relacionem.” (Vicente de Paulo).
Educar e evangelizar afetiva e efetivamente, compreender que nossa ação evangelizadora possa transformar o olhar que temos ao pobre e sofredor vendo nele o rosto de Jesus nosso Salvador. Somos convidados a fazer o bem, fazer bem! Com o que temos de melhor em nossos corações, sendo misericordioso como o Pai foi misericordioso.
Objetivos específicos:
- Promover ações com a comunidade educativa em datas especiais e significativas em nosso colégio.
- Vivenciar o carisma Vicentino na educação da fé e no serviço em especial aos pobres.
- Assumir com a comunidade educativa projetos interdisciplinares referentes à Campanha da Fraternidade do ano corrente e a proposta do plano de Pastoral, Fazer o bem! Fazer bem!
- Construir em nossas relações pessoais um espírito de amor e dedicação à missão de educar, para a construção de um projeto, onde o centro é o reino de Deus.
- Dinamizar ações em que os educandos sejam protagonistas de uma sociedade mais fraterna e solidária.
- Envolver os pais para que sejam parceiros do colégio em campanhas solidárias durante o ano.
- Despertar no coração de nossos educandos a misericórdia, que tem a ver com compaixão e poderia ser traduzida como “dar o coração àqueles que são vítimas da miséria”.
Público-alvo: Comunidade educativa e educandos do Colégio Santa Cecília.
Proposta Metodológica:
A proposta desse projeto é que cada turma possa construir um projeto/ação vinculada aos valores vicentinos, partilha, compaixão, tolerância, diálogo, respeito, solidariedade, honestidade, alteridade e dignidade são balizas para o nosso ser e nossa ação. Pois temos visto que nossa sociedade necessita ainda melhorar algumas relações de convivência na construção de uma cultura da paz.
Sabemos que não somos uma ilha, por isso a pastoral escolar vicentina em parceria com o soe e os educadores, estão engajados na construção de ações que promovam o bem na escola e na sociedade em geral.
Por isso buscamos fomentar junto à comunidade educativa iniciativas concretas em favor da humanização, da cooperação intercultural, da transformação social e da sustentabilidade do planeta, na perspectiva da opção pelos pobres e da construção da civilização do amor.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Identidade;
• Combinações;
• O valor da Partilha;
• O valor do Ter, do Dar e Receber;
• As relações Interpessoais;
• Diferenças;
• Carisma Vicentino;
• Educação Humana e Cristã;
• Diálogo e Respeito;
• Sustentabilidade;
• Humildade, simplicidade e caridade;
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
Criar uma “Imagem simbólica” que represente a identidade do grupo (Esta é a turma “...?”) sendo apresentado por meio de um painel expositivo no ambiente escolar;
Elaboração das Combinações da Turma com o auxílio da professora; sendo registrado e exibido na sala de aula;
Conhecer as Normas de Convivência da escola, respeitando-as em todos os momentos de rotina escolar,
Realizar com os alunos prática de “Volta à calma” sempre que necessário por meio de dinâmicas diversificadas (Ex.: música, vídeo, histórias...).
A partir da vivência da “roda de conversa” ou “parada reflexiva”, promover um espaço de diálogo sobre nossas atitudes para com o outro; o espaço da escola como algo de responsabilidade de todos;
Aproveitando as práticas do dia a dia, estimular os alunos a compartilharem seus pertences, objetos ou brinquedos, bem como, os de uso coletivo da sala;
Oportunizar momentos de interação inicialmente com os alunos da turma e posteriormente com outra turma (inicialmente do mesmo ano) por meio da criação de um “Correio da Amizade”, onde os alunos trocaram mensagens, desenhos etc...
Confeccionar brinquedos para uso coletivo no momento do recreio (Ex.: jogo de tabuleiro, varetas, bilboquê, 5 Marias, boliche, bola de meia...)
Organizar um piquenique da solidariedade (ou da amizade / da paz...).
Explorar temas de acordo com a necessidade de cada grupo, utilizando diferentes recursos para a superação de desafios ou aprendizagem (Ex.: Inclusão, Bullyng...).
Montagem do mural do bem, ações, fotos, reportagens que nos mostrem o lado que o ser humano pratica e cultiva lindas ações.
Fornecimento de material referente ao tema do fazer o bem, fazer bem! Testemunho dos educadores e educandos, bem como seus familiares.