Em 2018 as Instituições Educativas Vicentinas do Brasil comemoram pela primeira vez o Dia da Educação Vicentina, em 03 de abril. A data recorda a chegada das primeiras Filhas da Caridade ao Brasil no ano de 1849, marcando o início da presença e atuação do carisma no território brasileiro pela fundação do Colégio da Providência em Mariana, Minas Gerais.
A missão é continuada e atualizada hoje pelas 74 obras que integram a Rede Vicentina de Educação, presente em 16 estados e organizadas em seis Províncias – Província da Amazônia, Província de Belo Horizonte, Província de Curitiba, Província de Fortaleza, Província do Recife e Província do Rio de Janeiro. Como proposta assumida em conjunto pelas Comissões de Educação das Províncias, o Dia da Educação Vicentina busca resgatar essa memória histórica comum e fortalecer os vínculos em vista de uma crescente aproximação e interação entre as trajetórias regionais.
Desde sua origem, a ação educativa integra a identidade e missão do carisma assumido pelas fundações e iniciativas de São Vicente de Paulo (1581-1660), em referência particular à Companhia das Filhas da Caridade e o contributo fundamental dado a esta iniciativa pela Fundadora Santa Luísa de Marillac (1591-1660). A obra das “Pequenas Escolas” ou “Escolas da Caridade” voltadas ao letramento e formação religiosa das crianças pobres do século XVII, especialmente das meninas, foi o germe do que conhecemos hoje como Educação Vicentina.
Ao longo dos séculos, essas motivações carismáticas foram sendo amadurecidas pelas experiências da comunidade educativa vicentina, e enriquecidas pelo desenvolvimento da ciência pedagógica. Nos diferentes tempos históricos e nas realidades socioculturais em que está inserido, o projeto educativo vicentino busca se manter fiel ao seu intuito originário. No cerne desta missão está o amor-caridade de Jesus de Nazaré, traduzida em vida em abundância para todos e todas, especialmente para os/as mais empobrecidos/as.
Atualmente, a Rede Vicentina de Educação busca aproximar suas experiências e competências regionais a fim de qualificar a ação educativa, processo que se vincula principalmente à identificação e sistematização de referenciais filosóficos e pedagógicos comuns, fundamentados nas intuições e valores do carisma que integram a ação educativa de Irmãs e Educadores/as.
Comissão Especializada de Educação – Província de Curitiba