O corpo docente do Colégio Vicentino Santa Cecília participou no dia 19/07 da palestra com Alício Schiestel, professor em Literatura e mestre em neuropsicopedagogia, que abordou elementos fundamentais do fazer da escola, enfatizando questões sobre educação especial e inclusão.
Para que realmente uma verdadeira Inclusão Escolar possa acontecer é de extrema importância que as pessoas que trabalham com crianças que possuem algum tipo de deficiência ou distúrbio, busquem respaldos teóricos para que compreendam as causas e características principais, sobretudo que estejam abertas para lidar com as diferenças.
Incluir uma criança não é apenas oportunizá-la a participar de um grupo social, e sim promover seus avanços intelectuais, estimular as habilidades em diversas áreas para sua inserção na sociedade, bem como deve acontecer o trabalho com crianças que não possuem necessidades educacionais especiais. Os profissionais precisam estar atentos quanto as capacidades e limites de cada criança, independente dela ter ou não uma deficiência.
Na escola todas as crianças devem ser vistas como seres únicos, com capacidades, características, comportamentos, limites, valores, cultura, modos de pensar e agir que devem ser respeitados. Ao se pensar num trabalho coletivo, deve-se pensar também no indivíduo dentro deste coletivo.
O Colégio Vicentino Santa Cecília aposta em uma educação inclusiva através das formações proporcionadas aos educadores e das experiências vividas no ambiente escolar.