Campanha da Fraternidade 2021 - Ensino Fundamental II e Médio

Campanha da Fraternidade 2021

Diálogos em Ação

Durante o 1° Trimestre, no componente curricular de Ensino Religioso, os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estão desenvolvendo ações a partir do estudo da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, cujo tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Os alunos do 6° e 7° anos fizeram a releitura do cartaz da Campanha, criando novas simbologias e mensagens para o mesmo propósito. Nas turmas de 8° e 9° anos estreitamos opiniões e dialogamos sobre a falta de diálogo na sociedade e os seus impactos nas relações interpessoais. No EM, os alunos ampliaram o seu repertório de conceitos e significados, a partir de entrevistas e da produção de vídeos, que trouxeram problematizações acerca das ameaças decorrentes da falta do diálogo e os benefícios quando este acontece.

A CF desse ano “convida as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade” (CNBB, 2020, p.09). Para desenvolver o estudo da Campanha da Fraternidade, as propostas pedagógicas estão alicerçadas nas concepções do “ver, julgar, agir e celebrar”