AULA HÍBRIDA

Fale Conosco

Componente Curricular: Literatura

Carga Horária da atividade: 1h

Série: 1° ano

Professor: Geferson Araujo

AULA INVERTIDA

Objetivo: Compreender o contexto histórico em que surgiram as canções medievais.

 

A atividade consistiu na exposição dialógica de três alunos da turma sobre o contexto histórico e as características das Canções Medievais. Após a exposição, cada aluno teve de formular perguntas sobre o que havia sido apresentado pelo grupo de colegas. As questões foram apresentadas ao grande grupo e sistematizas. Após, em duplas, os alunos responderam as 20 questões formuladas a partir da exposição dos colegas. As questões foram corrigidas e os alunos puderam traçar um painel sobre o contexto sócio histórico das cantigas medievais. Ao se trabalhar com esse modelo híbrido de ensino, abre-se a possibilidade para se reconfigurar espaços para que o professor possa atuar como um mediador e problematizador na construção do conhecimento, e não como um mero transmissor de conhecimento ou um orador em aulas expositivas. A partir da atividade, constata-se cada vez mais que o conhecimento não se transmite, se constrói, e que o aluno tem pelo ensino um interesse diretamente proporcional ao grau de atividades que lhe permitem desenvolver.

Voltar