Enquanto mostram receios matizados quando falam do seriado 13 Reasons Why, profissionais que atendem jovens não escondem o horror se o assunto é outro fenômeno relacionado ao suicídio adolescente. Trata-se do Jogo da Baleia Azul, que está se espraiando mundo afora pelas redes sociais. Especula-se que mais de uma centena de suicídios na Rússia e até alguns casos no Brasil tenham ligação com a brincadeira macabra, uma espécie de gincana com tarefas a serem cumpridas ao longo de 50 dias. As "missões" seriam orientadas por um curador, que verificaria se os resultados alcançados pelos jogadores são satisfatórios, e apresentariam graus de dificuldade variados: assistir a filmes de terror, acordar de madrugada, desenhar baleias, criar inimizades e se automutilar. O 50º e último desafio seria o de tirar a própria vida.
Nos últimos dias, a polícia passou a investigar alguns casos que poderiam estar ligados à prática do jogo no Brasil. Nesta semana, por exemplo, teriam ocorrido em um único dia sete tentativas de suicídio entre adolescentes em Curitiba. Também há investigações no Rio de Janeiro, no Mato Grosso e na Paraíba.
— A série da Netflix tem um lado bom, que é fazer as pessoas conversarem e procurarem ajuda. O Baleia Azul é muito mais deletério, porque leva os jovens a uma coisa de assumir o risco, cumprir etapas, incluindo automutilação e autoagressão. É só ruim — critica o psiquiatra Neury José Botega.
FONTE: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/04/jogo-da-baleia-azul-que-pode-levar-ao-suicidio-e-perverso-dizem-especialistas-9775623.html