Adaptando no Berçário
8 Passos a serem observados:
1 – CONFIAR NA ESCOLA
Quando os pais confiam na escola, transmitem melhor o sentimento de segurança ao bebê, que aceitará com mais tranquilidade o ingresso no berçário.
2 – PLANEJAR O TEMPO DE ADAPTAÇÃO
O período de adaptação varia de acordo com a necessidade de cada bebê. É único e individual; portanto faz-se necessário administrar esta fase, com tempo e tranquilidade.
3 – RESPEITAR O PERÍODO ESTIPULADO PELA ESCOLA
Cada berçário destina para adaptação prazos que variam de 10 a 14 dias. Os pais devem respeitar este período, não acelerando esta fase.
4 - MANTER A ROTINA DOMÉSTICA
O ingresso na escola já é uma importante alteração na rotina do bebê. Devem ser evitadas outras mudanças domésticas como: mamadeiras, chupetas ou do objeto de transição.
5 – LIDAR COM O CHORO NA CHEGADA AO BERÇÁRIO
É natural o choro na hora da separação, mas nem sempre significa que o bebê não queira ficar na escola. Este momento é muito importante; mesmo que o bebê relute, despeça-se naturalmente e evite sair escondido.
6 – ENTREGAR O BEBÊ
Cabe ao responsável entregar o bebê à berçarista, não sendo recomendável que esta tenha o encargo de retirá-lo do colo da pessoa que trouxe a criança.
7 – ACOMPANHAR A ROTINA
A agenda é o meio de comunicação entre a família e a escola, portanto os responsáveis deverão acompanhar a rotina da criança através da mesma.
8 – OBSERVAR O ESPAÇO FÍSICO DOS BEBÊS
O berçário é um espaço que deve ser respeitado. A presença dos pais dentro deste ambiente dificulta o processo de adaptação. A equipe pedagógica da escola estará à disposição para esclarecer dúvidas quando a família achar necessário.
Professora Maria Cristina Abrahão
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
E-mail: [email protected]
Fone: (51) 3316-1000